Agosto entram em vigor sanções da LGPD | Seu negócio está adequado?

06/10/2021

Em vigor desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) começa a aplicar multas e sanções administrativas às empresas que não estiverem em conformidade a partir de 1º de agosto de 2021. Agora é hora de planejar um novo modelo de governança de dados nas empresas, a fim de se evitar enormes consequências.

Mas afinal, como garantir que a sua organização está realmente preparada?

Uma das prioridades da LGPD é a cibersegurança, de forma que as empresas deverão atuar implementando sistemas capazes de prevenir, detectar e remediar possíveis violações de dados pessoais.

Importante ressaltar que a adoção de boas práticas será considerada um critério atenuante das penas, que poderão chegar a milhões de reais, de modo que a política interna da empresa precisará ser eficaz. Isso inclui ter um comitê de segurança, padronizar fluxos de trabalho e controlar o acesso aos dados, entre outras medidas. Assim, as organizações devem ser mais responsáveis, sendo transparentes quanto à solicitação de qualquer informação do usuário.

A equipe do Orizzo, Marques, Mesquita, Gabrilli, Coltro Advogados permanece à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

ASSUNTOS RECENTES