Consulta Pública para Revisão do Plano Diretor da cidade de São Paulo aberta até 12 de agosto

09/08/2022

A 1ª Consulta Pública 2022 de Revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) do município de São Paulo estará aberta no site Participa + até 12 de agosto.

Aprovado em 2014, e com vigência até 2029, o PDE é instrumento fundamental para direcionar o desenvolvimento e crescimento urbano de forma sustentável, com gestão participativa da cidade e promoção do direito à cidade, reforma e mobilidade urbana.

Por intermédio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, da Prefeitura de São Paulo, a Consulta faz parte da revisão participativa do instrumento, que teve início em 2021, mas sofreu prorrogação por conta das medidas de prevenção da pandemia de Covid-19.

A revisão intermediária do PDE se divide em três etapas: (i) Debate; (ii) Participação e (iii) Revisão da Minuta do Projeto de Lei. A primeira fase se dará pela Consulta Pública online e a segunda prevê rodadas presenciais nas 32 subprefeituras da cidade.

Embasada no Diagnóstico de Aplicação do PDE 2014-2021, elaborado pela SMUL, a Consulta prevê a avaliação da condução da administração pública de aplicação do PDE em seu desenvolvimento e expansão urbana, tais como:

(i) Eixos de Estruturação de Transformação Urbana, visando adensamento populacional alinhado à disponibilidade da rede de transporte público e coletivo;

(ii) Uso misto de imóveis (residencial e comercial) e desincentivo de transporte individual (restrição vagas em garagem);

(iii) Função social da propriedade e aplicação de alíquota de IPTU progressivo;

(iv) Licenciamento e benefícios para Programas de Habitação de Interesse Social e Habitação de Mercado Popular;

(v) Cumprimento da exigência de cota de Área Construída Computável (ACC) para habitações de interesse social, por meio de destinação ou doação de terreno ou depósito do valor para Fundurb;

(vi) Promoção de Polos Estratégicos de Desenvolvimento Econômico e Polos de Economia Criativa, visando reduzir a disparidade de oferta de empregos nas regiões da cidade;

(vii) Demarcação de Zonas Especiais de Preservação Cultural (ZEPEC) e Transferência do Direito de Construir para Imóveis Tombados (TDC).

As contribuições reunidas pela Consulta serão previstas em Projeto de Lei de revisão do PDE.

ASSUNTOS RECENTES

Orizzo Marques Advogados no Legal 500

/
É com muita satisfação que anunciamos o reconhecimento do…