A DM Financeira, grupo de serviços financeiros especializado em crédito para baixa renda, concluiu a aquisição da carteira de clientes da Credz, consolidando-se como líder nacional em cartões de lojas, com mais de 13 mil pontos de vendas no país.
Com a aquisição, a DM expande o seu portfólio para o segmento de vestuário e acessórios, integrando clientes como Óticas Diniz, TNG, Mundial Calçados e Polo Wear. A operação vinha sendo costurada nos últimos meses, inclusive com os acionistas da companhia tendo aprovado em março um aumento de capital de até R$ 1 bilhão para viabilizar a compra da Credz.
“Hoje movimentamos R$ 10 bilhões por meio dos cartões. Com este movimento, a expectativa é atingir a marca de R$ 16 bilhões”, afirma Denis Correia, diretor-presidente da DM.
Essa é a quarta aquisição em um ano realizada pela DM, que recentemente também adquiriu a Fort Brasil e a carteira de clientes da UZE. Esses acordos triplicaram o volume da carteira da empresa, superando a marca de R$ 4,1 bilhões, e levaram a receita anualizada para mais de R$3,2 bilhões.
De acordo com Tharik Moura, diretor-financeiro da DM, o que possibilitou tais movimentações em um período tão curto foi a estruturação do negócio, baseada em tecnologia, motor e esteira de crédito focados no público-alvo e um time engajado na consolidação destas operações.
“Enquanto as outras companhias estavam pensando em valuation, a DM buscava rentabilidade, estudava o cenário e criava formas de garantir crédito por meio da implantação de novas tecnologias, capacitação dos colaboradores e reforço da imagem institucional da Companhia”, disse Moura.
Após uma longa negociação, que envolveu inclusive seus credores, a Credz foi finalmente incorporada pela DM, que se consolida como a maior operadora independente de cartões private label do País.
Em comunicado divulgado neste sábado, 20 de abril, a DM, investida da Vinci, informou que concluiu as negociações e adquiriu a carteira de clientes da Credz. O NeoFeed antecipou que a empresa estava em negociações com a Credz.
Esta é a quarta aquisição de carteira da companhia em menos de um ano. Com a conclusão da operação, a DM triplica seu volume de carteira, superando a marca de R$ 4,1 bilhões e mais de R$ 3,2 bilhões em receita anualizada, além de contabilizar mais de 13 mil pontos de venda espalhados por todo o Brasil.
“Hoje movimentamos R$ 10 bilhões por meio dos cartões”, diz, em nota, o CEO da DM, Denis Correia. “Com este movimento, a expectativa é atingir a marca de R$ 16 bilhões.”
Criada em 2012, a Credz é uma emissora de cartões que tem a família Zogbi como maior acionista, com 81% da companhia. Em seguida aparece a família de José Renato Borges, com 19%.
A compra pela DM ocorreu após a Credz descumprir com obrigações referentes a suas dívidas. Conforme antecipou o NeoFeed, no final de setembro, uma assembleia geral de credores aconteceu entre gestores de bancos e assets com o management da administradora de cartão de crédito para tratar da situação.
A Credz tinha quebrado covenants de debêntures que somam R$ 314 milhões, dívidas de R$ 750 milhões em empréstimos bancários e um FIDC que supera R$ 1 bilhão, situação deflagrada por ela não ter pago uma nota comercial ao BV em setembro.
A situação veio em um momento conturbado para o mercado de crédito, que vinha se reerguendo dos efeitos dos casos de Americanas e Light, gerando preocupação aos credores.
Segundo o NeoFeed apurou, a compra da Credz pela DM envolve uma engenharia financeira em que a maior parte da dívida subirá para uma sub-holding, além de uma injeção de recursos na companhia pela DM, a família Zogbi e a Visa.
Ao comprar a carteira da Credz, a DM, passa também a ter participação no segmento de vestuário e acessórios, integrando clientes como Óticas Diniz, TNG, Mundial Calçados e Polo Wear.
Publicado em NeoFeed