Orizzo Marques Advogados completa primeiro aniversário e anuncia novos sócios
02/06/2021
Completado o primeiro ano de existência no feriado do Dia do Trabalho, o escritório paulista Orizzo Marques Advogados, fundado por experientes profissionais no ramo empresarial, anunciou as contratações de Henrique Gallo e Ursula Cohim Mauro como novos sócios das áreas imobiliária e trabalhista.
Natural de São Caetano do Sul (SP), Henrique é pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV). Em entrevista para a Análise Editorial, o advogado comenta que, enquanto sócio, atuará na estruturação de operações imobiliárias objetivando aquisições, locações, arrendamentos e a emissão de dívida com lastro imobiliário. Segundo ele, isso vai além das operações tradicionais e abrange diversas formas de parcerias societárias em projetos imobiliários.
“O mercado imobiliário, graças à derrubada da taxa de juros até meados de 2020, tem se mostrado aquecido. Além disso, a pandemia fez crescer a preocupação em ter a casa própria, assim como o mercado de apartamentos de médio e alto padrão que também voltou a reagir”, destaca Henrique.
Somados 20 anos de carreira, sempre dedicados ao Direito Imobiliário, Henrique iniciou sua trajetória no Machado Meyer Advogados — considerado por ele próprio como sua escola profissional, onde permaneceu durante seis anos. Em seguida, trabalhou no BMA – Barbosa Müssnich Aragão e Lobo de Rizzo Advogados. De acordo com ele, ao atingir a marca de dez anos em escritórios, sentiu a necessidade de aproximar-se dos negócios imobiliários e aprender nas incorporadoras como eles aconteciam.
Com isso, após a conclusão de sua especialização foi contratado para trabalhar no cargo de superintendente jurídico da então Brookfield Incorporações S/A, sendo responsável pelos temas jurídicos da unidade de negócios do Centro-Oeste. Experiência que afirmou ser de intenso aprendizado sobre a incorporação imobiliária.
No mesmo período chegou a ser superintendente jurídico nacional do negócio de construção e, por fim, superintendente jurídico nacional para incorporação e novos negócios. Após sair da empresa em meio à crise imobiliária de 2016 e 2017, passou os últimos três anos atuando como gerente geral jurídico imobiliário na Cury Construtora e Incorporadora S.A. Lá, aprendeu sobre habitação popular, chegando a fazer 49 lançamentos imobiliários e a aquisição de mais de 10 bilhões de reais em “landbank”.
“Estou muito animado e confiante de que poderei prestar um serviço de excelência para os clientes, como uma consultoria completa e que entende dos riscos do negócio imobiliário além do ponto de vista legal. Me sinto completo e pronto para atuar”, afirma Henrique.
Com pós-graduações em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ursula é mestre pela Universidade de São Paulo (USP). Nascida em Salvador (BA), a advogada destaca que, enquanto sócia, ficará responsável por divulgar a área, captar trabalhos e desenvolver a equipe, focando na prestação de serviços que visa a melhor técnica jurídica baseada em soluções pragmáticas e menos custosas para o cliente.
Chegando aos 20 anos de carreira com passagens pelo Mallet Advogados Associados, Machado Meyer Advogados, Robortella e Peres Advogados e Pessoa Advogados, Ursula reforça que diante da grave crise econômica desencadeada pela pandemia, há muita demanda por consultoria sobre medidas que podem ser adotadas nas relações de trabalho nessas circunstâncias, além do aumento considerável no número de ações trabalhistas em razão da grande quantidade de dispensas e de questões relacionadas.
“Como a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Ministério Público do Trabalho acirraram as fiscalizações para prevenir a contaminação por coronavírus, são várias as demandas para assessorar as empresas nos procedimentos administrativos junto a esses órgãos” comenta Ursula.
Convidada para integrar o Orizzo Marques Advogados por meio de um headhunter, a sócia relembra a primeira entrevista realizada com os fundadores. Na ocasião, conversaram sobre o projeto de criação e crescimento do escritório, com o qual se encantou de imediato, explica. Ursula ressalta sobre a transparência, afinidade e boa energia durante o encontro, o que a deixou com a sensação de pertencimento, o que se tornou a razão emocional na tomada de decisão, além de oportunidade de realizar um sonho.
A parte racional, de peso imensurável, passou pela certeza de atuar ao lado de um time de excelência, ético e caprichoso em tudo que faz, especialmente na relação com clientes e colaboradores. Atrelado a tudo isso, de acordo com ela, o desafio de abrir e desenvolver o setor trabalhista do escritório, o que poderia fazer com autonomia e apoio.
“Ser a sócia responsável pela área trabalhista de um escritório era o desafio que minha maturidade e experiência profissional almejavam. Não será fácil, mas garra e determinação não faltarão. Estou muito feliz e grata pelo voto de confiança dos meus sócios”, destaca Ursula.
Ao final da entrevista, quando questionados se já tiveram participação em casos de grande complexidade, ambos responderam que sim. Henrique diz que um deles foi a incorporação do complexo empresarial formado pela Rede Globo, BankBoston e Hyatt na região da Berrini, na cidade de São Paulo, no qual foram criados três sub condomínios com uma rua aberta no projeto. Já Ursula cita duas operações de M&A, porém, afirma que ainda são informações confidenciais.